Últimas notícias

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SES reforça ações durante o Carnaval entre eles o de Limoeiro

Mais de R$ 2,5 milhões serão investidos em diversas áreas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçará os plantões de 17 hospitais da rede estadual para ampliar e agilizar o atendimento de urgência e emergência à população durante o Carnaval. Das 7h do sábado (18/02) às 19h da quarta-feira de cinzas (22/02), 2.871 profissionais de saúde reforçarão o quadro normal das unidades. Somando as ações de assistência, vigilância e prevenção, a SES destinará R$ 2.567.258,02 para garantir mais saúde aos foliões.
Dos plantões extras, 363 são médicos, 714 possuem nível superior (enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, dentistas, psicólogos), 1717 são de nível médio (técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório) e 77 têm nível elementar (manutenção, maqueiros e serviços gerais).
Os hospitais que receberão o reforço estão localizados em regiões próximas aos focos da festa carnavalesca. São eles: Otávio de Freitas (241 plantonistas, sendo 24 médicos), Hemope (179 plantonistas, sendo 8 médicos), Barão de Lucena (158 profissionais, sendo 22 médicos), Hospital da Restauração (144 plantonistas, sendo 44 médicos), Agamenon Magalhães (127 profissionais, sendo 22 médicos), Regional do Agreste (58 plantonistas, sendo 22 médicos), Getúlio Vargas (132 profissionais, sendo 30 médicos), Hospital da Mirueira – Paulista (80 profissionais, sendo 6 médicos), Geral de Areias (64 plantonistas, sendo 10 médicos), Belarmino Correia – Goiana (50 plantonistas, 14 médicos), Ruy de Barros Correia – Arcoverde (91 profissionais, sendo 22 médicos), José Fernandes Salsa – Limoeiro (48 profissionais, 18 médicos), Inácio de Sá – Salgueiro (17 plantonistas, 7 médicos), Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada (44 plantonistas, sendo 16 médicos), Dom Moura – Garanhuns (60 plantonistas, sendo 24 médicos), João Murilo – Vitória de Santo Antão (106 profissionais, sendo 35 médicos) e Jaboatão-Prazeres (15 médicos).
A Central de Regulação Médica, as Gerências Regionais de Saúde, nível central da SES, Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) e outros setores atuarão em regime de plantão e, por isso, também contarão com o incremento de profissionais.
LEI SECA – Durante o feriado de Carnaval, a Operação Lei Seca montará 44 pontos de fiscalização nas principais vias que dão acesso aos polos de folia na Região Metropolitana de Recife (RMR). Os bloqueios também serão instalados no município de Bezerros, onde acontece a tradicional festa dos Papangus, e na Ilha de Itamaracá, que recebe o bloco As Catraias.
Durante o Galo da Madrugada, os bloqueios serão realizados em esquema de rodízio. Quatro equipes estarão em avenidas estratégicas, circundando a agremiação, sempre em sentido duplo. Outras duas estarão mais afastadas da concentração.
Ainda durante os cinco dias de festa, serão utilizadas as novas unidades móveis da Operação Lei Seca, seis vans informatizadas que darão apoio às equipes, agilizando o atendimento ao cidadão e ampliando o raio de atuação dos grupos, que poderão cobrir mais de um ponto de bloqueio por dia.
DST/AIDS – Durante o mês de fevereiro, o Programa de DST/Aids distribuirá 3 milhões de camisinhas para todos os municípios do Estado, o dobro do enviado nos outros meses. O quantitativo também representa 500 mil preservativos a mais do que em 2011. Além da distribuição municipal, o Programa fará uma mobilização durante o Galo da Madrugada, com 200 mil preservativos, sempre lembrando o lema da campanha deste ano: “Proteção e diversão andam juntos”.
Este ano, foi feita uma parceria com a Anvisa e a Infraero para fixação de cartazes pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes, incentivando os turistas a usarem preservativos durante as relações sexuais. Com foco também nos turistas, todo o material de divulgação da campanha (bandanas, porta-camisinhas, camisas, cartazes e banners) virá com a frase “Use Camisinha” em inglês, espanhol e francês.
HEMOPE – Com o lema Sem sangue não se brinca, a campanha do Hemope neste ano pretende aumentar em 30% o quantitativo de doações diárias em todo o Estado – de 450 coletas para 585. Para absorver essa demanda, foram convocados 160 plantões extras. Para doar, é preciso ter entre 16 e 65 anos, peso acima de 50 kg, apresentar documento oficial de identificação com foto e não ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue, como malária, hepatite, doença de chagas, sífilis, Aids. É preciso estar sem ingerir álcool por, no mínimo, 24h e não ter feito uma alimentação muito gordurosa momentos antes da doação.
Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 0800.081.1535. O atendimento na unidade central do Hemope, no bairro das Graças, no Recife, é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Durante os dias de Carnaval, o Hemope também estará funcionando para receber os doadores.

WILMA LESSA – 
Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais contarão com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Com uma estrutura especializada, o serviço funciona anexo à emergência do HAM. Entre as ações prestadas, estão o apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro.
Com uma média de 140 atendimentos por mês, o serviço inclui ainda os protocolos contra DST e Aids e aborto previsto em lei, tipos de serviço que são rigorosamente analisados pelos médicos. As pacientes são também orientadas para prestar queixa na Delegacia da Mulher. Caso elas desejem denunciar os agressores, o sigilo total das informações é garantido. O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é o (81) 3184.1739.
OUVIDORIA – A Ouvidoria da SES (0800-286-2828) funcionará 24 horas durante todos os dias de Carnaval, para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. O plantão começa na sexta-feira (17/02), às 18h, e termina às 18h da Quarta-feira de Cinzas (22/02). Durante o dia, serão dez teleatendentes, sendo duas no período da noite. Com um sistema informatizado, as profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências. As teleatendentes também receberam uma capacitação de técnicos da SES para orientar e esclarecer sobre as DSTs e Aids, dengue e outras doenças. Ainda serão distribuídas, nos grandes hospitais e em alguns pontos estratégico, a Cartilha de Direito do Usuário do SUS e a Cartilha da Ouvidoria de Saúde.
ASSISTÊNCIA – Um total de 5 mil cartazes e 5 mil folders, com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado, incluindo endereços e especialidades das unidades, além dos serviços municipais, estarão a disposição do folião em locais estratégicos, como pontos de taxi e aeroportos.
Além disso, dois intérpretes de libras estarão em pontos de apoio do Galo da Madrugada para auxiliar em casos de urgência envolvendo surdos. Na sede da SES, no Bongi, também ficará um intérprete, que será encaminhado aos grandes hospitais da rede caso algum paciente surdo não consiga se comunicar com a equipe médica. A ação funciona como um pré-teste para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014.
VIGILÂNCIA – Durante o Galo da Madrugada, as equipe de Vigilância em Saúde da SES, compostas por 307 técnicos de vigilância epidemiológica e sanitária, estarão monitorando os principais acontecimentos da área da saúde, objetivando agrupar as informações e fazer os encaminhamentos necessários com agilidade. Todos os dados coletados ficarão armazenados em um programa de gerenciamento de risco, usado em eventos de massa, chamado de Risk Manager, que conta com equipamento portátil e software próprio.
Os profissionais da Saúde ficarão em seis pontos do Galo da Madrugada, sendo cinco juntamente com a Secretaria de Saúde do Recife e um do Corpo de Bombeiros, além de pessoas nos hospitais Getúlio Vargas e da Restauração; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos Torrões e da Imbiribeira; no centro de comando da SDS; e na Central do Samu. Todos estarão conectados com a equipe central, que ficará na sede da SES. Serão agrupados dados dos atendimentos, das doenças de notificação compulsória e ocorrências das áreas de vigilância sanitária e ambiental.
A iniciativa funciona como um pré-teste para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
Principais tipos de atendimentos oferecidos nas emergências da rede estadual
GRANDES EMERGÊNCIAS NA RMR E INTERIOR
Hospital da Restauração (alta complexidade) – Localizado no bairro do Derby: unidade especializada em casos de traumatismo grave, fraturas expostas, traumatismo crânio-encefálico, vítimas de armas de fogo e objetos pontiagudos, queimaduras graves, hemorragias digestivas e acidente vascular cerebral;
Getúlio Vargas (alta complexidade) – Localizado no bairro do Cordeiro: unidade especializada em atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito graves, armas de fogo e objetos pontiagudos, traumatismos sem comprometimento neurológico com fraturas expostas, fraturas de bacia, joelho, fêmur e coluna;
Otávio de Freitas (Alta complexidade) – Localizado no bairro do Sancho: unidade especializada em fraturas expostas, vítimas de tiros e facadas, pediatria, clínica geral, dores abdominais intensas e problemas respiratórios graves;
Agamenon Magalhães (alta complexidade) – Localizado no bairro de Casa Amarela: unidade especializada em casos de emergências cardiológicas e clínicas, procedimentos cirúrgicos de médio porte e parto de alto risco;
Barão de Lucena (alta complexidade) – Localizado bairro da Iputinga: unidade especializada em emergência pediátrica, emergência obstétrica para parto de alto risco;
Procape (alta complexidade) – Localizado no bairro de Santo Amaro: unidade especializada de atendimento de urgência em cardiologia;
Hospital Miguel Arraes (alta complexidade) – Localizado no município de Paulista: unidade especializada em atendimento de casos graves, como vítimas de acidente de trânsito, violência e grandes traumas nas especialidades de cirurgia geral, traumatologia e clínica médica.
Dom Helder Camara (alta complexidade) – localizado no Cabo de Santo Agostinho: unidade especializada em atendimento de casos graves, como vítimas de acidente de trânsito, violência e grandes traumas nas especialidades de cardiologia, traumatologia e clínica médica. Também atende pacientes de urgência em cardiologia.
Caruaru
Hospital Regional do Agreste (alta complexidade) – Fraturas em geral, vítimas de agressão por arma de fogo e objetos pontiagudos e acidentes de trânsito em geral;
HOSPITAIS DE MÉDIA COMPLEXIDADE E POLICLÍNICAS
Jaboatão Prazeres, Hospital Geral de Areias, Belarmino Correia (Goiana), João Murilo (Vitória de Santo Antão) e as policlínicas municipais – excesso de álcool, pequenas suturas, mal estar, diarréia, vômitos, asmas, dores crônicas, tonturas, diabetes, febres e viroses
UPAS
Atendimento de urgência e emergência 24 horas, nas especialidades de ortopedia, clínica médica e pediatria. Devem procurar o serviço os casos de dores abdominais, suturas, abscessos, entorse, engessamento, luxação, viroses, febres e dor de ouvido.
Cinturão Norte – Olinda, Paulista** e Igarassu
Recife – Imbiribeira, Caxangá, Nova Descoberta, Ibura
Cinturão Oeste – São Lourenço da Mata*, Torrões e Curado
Cinturão Sul – Jaboatão/Barra de Jangada*, Jaboatão/Engenho Velho**, Cabo de Santo Agostinho
Agreste – Caruaru
*Atendimento em ortopedia apenas durante o dia
** Não possui atendimento em ortopedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tags

2013 2014 350 mortes 3g ac acidente Adolescente adulto Agreste amor angelica Angélica Anitta APAC apagão Aquecimento global arcoverde Arena assaltada associação atração aviso Banda Kitara Beyoncé blog BR Bradesco Brasil BRIC cachê calçamento calypso capturado Carla Alves carpina cartão de crédito Caruaru Cavaleiros do forró celular chuva Claudia Leitte clima cofres Copa corpo corrupção crack Cristiano Araújo cultura Curado Curiosidades cursos desemprego desigualdade detido homem dia das crianças dia do sexo Dia do Trabalhador Dilma dinheiro doação DOUTORA Dvd Economia Eduardo Campos Eduardo Sterblitch educação Eleições elvis lacerda Elvis Pires ENEM Entulho escola Espanha Esporte estupro ex-chefe de cartel falência famosos fantasma Fenômeno feriado feridos Fernanda Lima Festa de de Limoeiro Festa de São Sebastião festa junina festa.limoeiro.agreste FIFA filme filme porno flagrante fofocas forró funkeira futebol G20 Galo da Madrugada garota propaganda Garota Safada Google grávida greve Gusttavo Lima Hebe hit hot singles Igarassu IML Inflação Ivete Ivete Sangalo Jaboatão Jaboatão dos Guararapes joelma jogo jogos Jorge & Mateus Jorge e Mateus jovens Justiça libras Limoeirense limoeiro logo Lorraine Warren Luan Santana maconha Mães manifestação Manifestantes Mariana Valadão Marina Silva Maurício Mattar Medica metereologistas Micaeiro Minha Casa Minha Vida Moradores morrem morta Muribeca musica Naldo namorando natal New York City Opera nordeste Norte notebooks notícias Obra ONS ONU Palavrões pânico Panico na floresta 5 passira Pernambuco Polícia policia.morte politica política prende preso presos Previsão professores Programação protesto PSB PT publico público quadrilha ranking Recife record Rede Globo Região Reginaldo Rossi Ricardo Teobaldo ricas Ricos Riquelme ROCAM Rock in Rio Rodrigo Hilbert sabrina sato SAMU São João São João 2016 São João de Carpina 2014 São João de Caruaru 2015 São João de Limoeiro 2014 São João de Limoeiro 2015 São João de Limoeiro 2016 São Sebastião SENAC-PE sequestro serie A sertão nordestino sexo show Show das Poderosas simone e simaria Sinpro Slider(Do not Edit Here!) slides Sport sport recife superfaturamento surdos Surubim tecnologia Tempo de Alegria terror.filme Top 10 toritama trânsito tsunami tumulto turismo tv Uruguai Vaza violência vitima Wesley Safadão xinga Xuxa

Recent Post

recent