Limoeiro passará a contar com a zona Azul
Em ultima reunião realizada na Câmara Municipal de Vereador de Limoeiro, foi apresentado o projeto de lei do executivo, para que seja implementada e posta em pratica a zona azul aqui em Limoeiro. Como todos sabem nosso trânsito é caótico e ocorrem vários problemas existentes a carros que passam muito tempo estacionados no centro comercial de Limoeiro. Tudo isso é causado pelo numero insuficiente de vagas que muitas vezes obrigam motoristas a darem várias voltas em busca de um lugar para estacionar. Esses veículos estacionados ficam ocupando a vaga o dia e não deixam espaço para que outros automóveis posam também estacionar. O município vem buscando a melhorar e o escoamento de veículos no centro comercial de Limoeiro, mas como todos sabem esta não é e nem será uma tarefa fácil, pois como se sabe as vagas existentes no comercio são poucas e a maioria de propriedade privada de alguns comerciantes. Na própria Avenida Santo Antônio tem também o problema da garga e descarga de caminhão que atrapalha e muito o fluxo de veículos por toda extensão da avenida. Foi enviado um projeto de lei criando a zona azul e aprovado por unanimidade de votos na casa professor Agripino de Almeida. O que reata a todos é aguarda ser sancionada a lei e ter sua execução posta em pratica.
Veja como funciona a Zona Azul:
O Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul é uma das medidas de engenharia de trânsito utilizadas por órgãos de todo o País com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos nas grandes cidades. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a utilização deste dispositivo através do artigo 24, inciso X, que estabelece a competência dos órgãos e entidades executivas de trânsito municipais pela instalação, manutenção e operacionalização do sistema de estacionamento pago nas vias públicas. O artigo 181 do CTB estabelece ainda a infração e a penalidade a ser imposta ao infrator das normas da Zona Azul.
Foto meramente ilustrativa |
O sistema de estacionamento rotativo é uma realidade em várias cidades brasileiras, como Salvador (Bahia), Belo Horizonte (Minas Gerais), Florianópolis (Santa Catarina), São Paulo (São Paulo) e Recife (Pernambuco). O principal objetivo do sistema é permitir a rotatividade de vagas, principalmente em áreas comerciais e em pontos turísticos da cidade, de forma a democratizar o acesso às vagas de estacionamento, racionalizando a utilização do espaço público. O sistema é também uma forma de combater a privatização de vagas de estacionamento, que são apropriadas por estabelecimentos particulares, restringindo o acesso dos cidadãos. Com o aumento do número de veículos circulando na cidade, o sistema Zona Azul se mostra uma opção viável para amenizar os transtornos causados pela escassez de vagas de estacionamento em Limoeiro.
Texto de Márcio Wanderley e Jair Ferreira com informações do Folha de Limoeiro
Texto de Márcio Wanderley e Jair Ferreira com informações do Folha de Limoeiro
Isso é um absurdo pois limoeiro mal tem como estacionar e cobrar zona azul, era só o que faltava.
ResponderExcluir