Prefeitura de Limoeiro e Ministério do Turismo investem em qualificação profissional
O Turismo em Pernambuco cresce acima da média no País. O Estado será uma das sedes da Copa do Mundo em 2014, e tudo isso aquece a economia pernambucana, gerando, consequentemente, renda e oportunidades de trabalho. Nessa trilha de geração de emprego, a prefeitura de Limoeiro, em parceria com o Ministério do Turismo, capacitou mais de 400 pessoas através do Curso de Qualificação Profissional do Turismo (Qualitur). A solenidade de entrega dos certificados de conclusão foi realizada na sede do Colombo Sport Club, na Praça da Bandeira, em noite de muitas comemorações.
Durante 15 dias, as aulas foram ministradas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (IDESP), em 02 núcleos, nas áreas de Bartender, Camareira, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Garçom, Atendente de Caixa, Recepcionista, Gestão Hoteleira e Turismo para Empreendedores. Todo o material de estudo e fardamento foi garantido gratuitamente pelo projeto. As opções de cursos foram criadas em cima de estudos de mercados crescentes no Estado, apontando o Turismo como um dos mais promissores e geradores de postos de trabalho. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Limoeiro, André Quirino, o trade turístico do interior pernambucano tem se consolidado, o que não tem sido diferente com o município. Novos empreendimentos nas áreas de hotelaria e gastronomia estão sendo criados em Limoeiro, além de melhoramentos nos já existentes, o que para o chefe da pasta sinaliza positivamente para o crescimento do setor. Em parceria com donos de hotéis e restaurantes, o secretário conseguiu que as aulas práticas fossem vivenciadas nos próprios equipamentos locais. Alguns concluintes já estão sendo recrutados para trabalhos na região.
Para o prefeito Ricardo Teobaldo, as oportunidades profissionalizantes estão contribuindo para o crescimento da cidade. “Limoeiro está muito próximo da Cidade da Copa (São Lourenço da Mata) e o momento é de aproveitar as oportunidades de trabalho que estão surgindo. Enquanto administração pública assumimos o compromisso de continuar investindo e buscando parcerias para capacitar os munícipes em diversas áreas profissionais”, destacou o gestor. Ele também lembrou que nos últimos anos mais de três mil limoeirenses passaram por cursos profissionalizantes. Presidente do IDESP, Marcos Belo também ressaltou a importância das pessoas buscarem qualificação. “Grandes eventos estão acontecendo em Pernambuco e outros vão acontecer. Precisamos estar preparados para receber os turistas, atender bem, mostrar as nossas potencialidades e garantir o retorno deles. E a partir de agora os concluintes do Qualitur estão aptos para ingressar no mercado de trabalho”, motivou Marcos.
A professora do curso de Recepção, Monaliza Nascimento, elogiou a receptividade e a dedicação dos alunos. “O resultado do aprendizado foi muito positivo. Esperamos voltar, em breve, para ministrar novos cursos. O compromisso dos limoeirenses com as informações repassadas foi notório, e isso fará toda a diferença no competitivo mercado de trabalho”, avaliou a instrutora. Aluno do curso de Recepção, José Sérgio da Silva Júnior, 29 anos, residente na Rua Santa Margarida, no Centro de Limoeiro, resumiu a importância do curso para sua vida profissional: “Essa oportunidade que abracei vai me abrir às portas do mercado de trabalho”. A concluinte do curso de Manipulação de Alimentos, Maria Verônica Oliveira, 38 anos, residente na Rua da Alegria, também externou sua satisfação com a aprendizagem profissional. “Sinto-me pronta para correr em busca de um emprego. Não teria condições financeiras para custear um curso desses”, pontuou.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário