Últimas notícias

terça-feira, 11 de setembro de 2012

EUA lembram 11 de setembro às vésperas das eleições


 
 
Os Estados Unidos lembram nesta terça-feira o décimo primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e em Washington, os mais violentos de sua história, com um registro de cerca de 3.000 mortos, em um ato marcado pela proximidade com as eleições presidenciais.
Se em 2011 a cerimônia no local onde ficavam as Torres Gêmeas contou com a presença do presidente Barack Obama, em meio ao impacto do décimo aniversário dos ataques e da eliminação de Osama bin Laden em maio daquele ano, nesta ocasião o ato não terá tanta pompa.
O chefe de Estado e sua esposa, Michelle Obama, lembrarão a tragédia em Washington com um minuto de silêncio na Casa Branca e com uma visita ao Pentágono, onde caiu um dos quatro aviões sequestrados por membros da rede terrorista Al-Qaeda, na manhã de 11 de setembro.
Após as convenções democrata e republicana, nas quais foram designados oficialmente os dois candidatos para as eleições presidenciais de 6 de novembro, os Estados Unidos entraram em campanha eleitoral.
Diante das pesquisas que indicam uma disputa acirrada, ambos os aspirantes, o democrata Obama e o republicano Mitt Romney, percorrem o país concentrando-se nos estados indecisos, que, sem dúvida, decidirão as eleições.
Seguindo com as celebrações de terça-feira, o vice-presidente Joe Biden viajará a Shanksville (Pensilvânia, leste) para prestar homenagem às vítimas do voo 93 da United Airlines, que caiu perto dessa localidade depois de os passageiros e a tripulação terem enfrentado os sequestradores.
Em Nova York, onde dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), deixando cerca de 3.000 mortos, a cerimônia será realizada no National September 11 Memorial Plaza, inaugurado no ano passado no local dos ataques no sul de Manhattan.
Como vem ocorrendo desde o primeiro aniversário, familiares das vítimas lerão em ordem alfabética os nomes das pessoas falecidas nos ataques de 2001 assim como dos seis mortos no atentado contra o WTC em 1993.
Serão respeitados seis minutos de silêncio, dois para marcar os momentos em que os aviões atingiram as torres, dois para lembrar o desabamento destas e outros dois para marcar o momento do ataque ao Pentágono e da queda do voo em Shaksville.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, vai liderar a cerimônia, embora não haja um discurso previsto, indicaram nesta segunda-feira à AFP fontes da cidade.
À medida que os anos passam, cresce também a tensão entre as famílias das vítimas, que veem o memorial de Manhattan como um "lugar sagrado", e o grande público, que se mostra cada vez mais disposto a virar a página.
A polícia, os agentes de segurança e os guias voluntários se encarregam de manter o respeito às regras de boa conduta nesse espaço arborizado, onde foram construídas duas enormes piscinas negras (para cada um dos prédios das Torres Gêmeas) com os nomes das vítimas inscritos em suas bordas.
As medidas de segurança tem como objetivo impedir algumas coisas que os parentes das vítimas entendem como uma falta de respeito, como, por exemplo, o fato de alguns visitantes fazerem piqueniques no local. Em junho, em um incidente mais sério, estudantes jogaram lixo em uma das piscinas.
Mesmo que não tenham sido registrados atos de vandalismo, até ações como a de tirar fotos diante do monumento despertam a ira de alguns familiares. O prefeito Bloomberg havia acenado no ano passado com a possibilidade de encurtar o triste ritual anual da leitura dos nomes das vítimas, mas teve que abandonar a ideia por causa da reação negativa de alguns dos familiares.
Esta tensão certamente vai se agravar em breve, quando o memorial se tornar um lugar aberto (até o momento é necessário obter uma entrada gratuita), com a inauguração dos novos arranha-céus do WTC.
A partir desse momento a praça arborizada em torno das piscinas se converterá seguramente em um lugar de pausa para almoço e descanso para as pessoas que trabalham na área, uma perspectiva que horroriza os parentes das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tags

2013 2014 350 mortes 3g ac acidente Adolescente adulto Agreste amor angelica Angélica Anitta APAC apagão Aquecimento global arcoverde Arena assaltada associação atração aviso Banda Kitara Beyoncé blog BR Bradesco Brasil BRIC cachê calçamento calypso capturado Carla Alves carpina cartão de crédito Caruaru Cavaleiros do forró celular chuva Claudia Leitte clima cofres Copa corpo corrupção crack Cristiano Araújo cultura Curado Curiosidades cursos desemprego desigualdade detido homem dia das crianças dia do sexo Dia do Trabalhador Dilma dinheiro doação DOUTORA Dvd Economia Eduardo Campos Eduardo Sterblitch educação Eleições elvis lacerda Elvis Pires ENEM Entulho escola Espanha Esporte estupro ex-chefe de cartel falência famosos fantasma Fenômeno feriado feridos Fernanda Lima Festa de de Limoeiro Festa de São Sebastião festa junina festa.limoeiro.agreste FIFA filme filme porno flagrante fofocas forró funkeira futebol G20 Galo da Madrugada garota propaganda Garota Safada Google grávida greve Gusttavo Lima Hebe hit hot singles Igarassu IML Inflação Ivete Ivete Sangalo Jaboatão Jaboatão dos Guararapes joelma jogo jogos Jorge & Mateus Jorge e Mateus jovens Justiça libras Limoeirense limoeiro logo Lorraine Warren Luan Santana maconha Mães manifestação Manifestantes Mariana Valadão Marina Silva Maurício Mattar Medica metereologistas Micaeiro Minha Casa Minha Vida Moradores morrem morta Muribeca musica Naldo namorando natal New York City Opera nordeste Norte notebooks notícias Obra ONS ONU Palavrões pânico Panico na floresta 5 passira Pernambuco Polícia policia.morte politica política prende preso presos Previsão professores Programação protesto PSB PT publico público quadrilha ranking Recife record Rede Globo Região Reginaldo Rossi Ricardo Teobaldo ricas Ricos Riquelme ROCAM Rock in Rio Rodrigo Hilbert sabrina sato SAMU São João São João 2016 São João de Carpina 2014 São João de Caruaru 2015 São João de Limoeiro 2014 São João de Limoeiro 2015 São João de Limoeiro 2016 São Sebastião SENAC-PE sequestro serie A sertão nordestino sexo show Show das Poderosas simone e simaria Sinpro Slider(Do not Edit Here!) slides Sport sport recife superfaturamento surdos Surubim tecnologia Tempo de Alegria terror.filme Top 10 toritama trânsito tsunami tumulto turismo tv Uruguai Vaza violência vitima Wesley Safadão xinga Xuxa

Recent Post

recent