Últimas notícias

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nova York planeja a evacuação de 375 mil pessoas devido ao furacão Sandy

 A entrada de fundos da Bolsa de Nova York está cercada por sacos de areia Foto: REUTERS/Carlo Allegri                           NOVA YORK/WASHINGTON - Wall Street amanheceu nesta segunda-feira uma rua fantasma, depois que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, mandou suspender todas as operações de transporte público na cidade. O metrô, os trens e ônibus vão parar depois das 19h (horário local), como parte dos preparativos para a chegada do furacão Sandy nesta segunda-feira (29). Além disso, 375 mil pessoas que vivem em áreas baixas da cidade foram avisadas ​​de que estão em perigo potencial se permanecerem em suas casas. A situação repete o que se viveu há pouco mais de um ano com o furação Irene, mas, daquela vez, o impacto da tempestade foi sentido durante um domingo, e não durante um dia de semana.

Os bairros residenciais com ordem de retirada imediata são as zonas costeiras do Rockaways e as partes da cidade de Long Island, no Queens, de Williamsburg e Greenpoint, no Brooklyn, e as áreas de praia, junto a duas regiões de Manhattan ao longo do Rio Hudson e do East River e de Staten Island. Para aqueles que não têm a opção de se mudar temporariamente para casas de parentes e amigos em outras localidades, a cidade abriu 72 abrigos em toda Nova York. O procedimento é o mesmo que foi seguido durante o Irene e abrange cerca de 350 mil pessoas.
O governador disse que “temos de estar totalmente preparado” para o pior cenário. Os democratas não querem correr nenhum risco. O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, disse que é esperado para segunda-feira (29) o momento de maior intensidade na elevação das águas em torno de Manhattan, Brooklyn, Queens e Long Island. E não descarta que pode acontecer um novo recorde.
A previsão é de que a rede de transportes seja normalizada em até 12 horas depois da passagem do Sandy. Há a possibilidade de o metrô ser reaberto na quarta-feira, mas a decisão vai depender de como será a passagem do furacão pela cidade. As pontes que ligam Manhattan ao Brooklyn e ao Queens serão fechadas ao tráfego caso os ventos ultrapassem 95 km/hora, e mais de três mil voos, de chegadas e partidas de Nova York, foram cancelados. Neste domingo, houve corrida aos supermercados.
A Bolsa de Valores de Nova York decidiu neste domingo suspender as operações amanhã. A Organização das Nações Unidas (ONU) também informou que as atividades previstas para amanhã na sede da agência estão suspensas.
“Todas as operações foram canceladas”, disse a ONU em nota.
Sandy já é a maior tempestade tropical na história dos EUA e também ameaça Nova Jersey. O sistema de transporte metropolitano serve 15 milhões de pessoas em Nova York, cidade que tem a maior concentração urbana nos EUA. Também conecta funcionários que trabalham na Big Apple vindos de Nova Jersey e Connecticut. A suspensão terá início com o metrô e os trens regionais e, a partir das 21h, será estendida para os ônibus.
Andrew Cuomo insiste que os trens não são seguros para operar com ventos fortes, e que tenta evitar danos ou ferimentos. Mas, essencialmente, o que ele quer é que “as pessoas a fiquem em casa”. No caso de Manhattan, várias linhas que vão até o Brooklyn e Queens passam pelo sul da ilha, área que está mais exposta a inundações.
“É para sua própria segurança", disse o prefeito em sua conta no Twitter.
Escolas públicas também ficarão fechadas nesta segunda-feira. Companhias aéreas cancelaram por volta de 3 mil voos, e a rede ferroviária Amtrak anunciou neste domingo via Twitter que “todas as rotas da manhã desta segunda-feira na costa leste serão canceladas, incluindo a rota que liga Washington a Nova York.”
Além disso, dezenas de milhões de pessoas de outros estados do terço oriental dos EUA estão se preparando para a chegada do furacão Sandy. Além do estado de Nova York, Maryland, Pensilvânia, Virgínia, Connecticut, Nova Jersey, Massachusetts, Delaware, Rhode Island e o Distrito de Columbia declararam estado de emergência. A população da costa leste está sendo protegida de um fenômeno meteorológico que muitos especialistas têm definido como “tempestade perfeita”.
Em Washington, as autoridades locais trabalharam todo o fim de semana para proteger os residentes, empresas e outras infraestruturas do furacão.
— O Distrito de Columbia se prepara seriamente para os efeitos da tempestade, que pode incluir fortes chuvas, inundações, ventos fortes e falta de energia — disse no domingo o prefeito, Vicente Gray.
O governo local distribuiu sacos de areia para os cidadãos, e “temos vários geradores de energia independentes caso os semáforos da cidade parem de funcionar”, acrescentou Gray. O prefeito também anunciou que as escolas públicas da cidade serão fechadas na segunda-feira.
Mais de 60 mil soldados da Guarda Nacional do país já estão preparados para ajudar as autoridades locais, e o Exército dos EUA encomendou 24 navios de guerra para enfrentar a tempestade na área. Os especialistas esperam uma perda financeira de mais de US$ 1 bilhão por danos ao longo da costa leste. Além disso, 400 mil casas poderiam ser afetadas nas áreas mais vulneráveis ​​da região, e cinco refinarias de gasolina, que representam 7% da produção nacional, estão considerando suspender as operações neste fim de semana, diz a rede de televisão ABC.
O cenário está pronto para receber furacão que vem do Caribe, juntamente com uma tempestade do Ártico que vai chegar do oeste do país e uma massa de ar frio vinda do Canadá. Embora o caminho exato da tempestade ainda seja incerto, as projeções indicam que chuvas intensas vão viajar da Carolina do Sul para o sul da Nova Inglaterra.
"Nós não vamos afirmar que será a pior tempestade que já ocorreu nos EUA, mas sim, que vai ser muito importante”, concluíram as autoridades federais.
Neste momento, Sandy, com categoria de um furacão de primeiro grau, move-se lentamente com ventos de 120 km/h e está localizado a cerca de 418 km ao sudeste de Carolina do Norte e a cerca de 635 quilômetros da cidade de Nova York, segundo explicaram meteorologistas neste domingo. Até agora, Sandy deixou 65 mortos em diferentes países do Caribe, incluindo 11 em Cuba e 51 no Haiti, conforme relatado pela agência de notícias Associated Press (AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tags

2013 2014 350 mortes 3g ac acidente Adolescente adulto Agreste amor angelica Angélica Anitta APAC apagão Aquecimento global arcoverde Arena assaltada associação atração aviso Banda Kitara Beyoncé blog BR Bradesco Brasil BRIC cachê calçamento calypso capturado Carla Alves carpina cartão de crédito Caruaru Cavaleiros do forró celular chuva Claudia Leitte clima cofres Copa corpo corrupção crack Cristiano Araújo cultura Curado Curiosidades cursos desemprego desigualdade detido homem dia das crianças dia do sexo Dia do Trabalhador Dilma dinheiro doação DOUTORA Dvd Economia Eduardo Campos Eduardo Sterblitch educação Eleições elvis lacerda Elvis Pires ENEM Entulho escola Espanha Esporte estupro ex-chefe de cartel falência famosos fantasma Fenômeno feriado feridos Fernanda Lima Festa de de Limoeiro Festa de São Sebastião festa junina festa.limoeiro.agreste FIFA filme filme porno flagrante fofocas forró funkeira futebol G20 Galo da Madrugada garota propaganda Garota Safada Google grávida greve Gusttavo Lima Hebe hit hot singles Igarassu IML Inflação Ivete Ivete Sangalo Jaboatão Jaboatão dos Guararapes joelma jogo jogos Jorge & Mateus Jorge e Mateus jovens Justiça libras Limoeirense limoeiro logo Lorraine Warren Luan Santana maconha Mães manifestação Manifestantes Mariana Valadão Marina Silva Maurício Mattar Medica metereologistas Micaeiro Minha Casa Minha Vida Moradores morrem morta Muribeca musica Naldo namorando natal New York City Opera nordeste Norte notebooks notícias Obra ONS ONU Palavrões pânico Panico na floresta 5 passira Pernambuco Polícia policia.morte politica política prende preso presos Previsão professores Programação protesto PSB PT publico público quadrilha ranking Recife record Rede Globo Região Reginaldo Rossi Ricardo Teobaldo ricas Ricos Riquelme ROCAM Rock in Rio Rodrigo Hilbert sabrina sato SAMU São João São João 2016 São João de Carpina 2014 São João de Caruaru 2015 São João de Limoeiro 2014 São João de Limoeiro 2015 São João de Limoeiro 2016 São Sebastião SENAC-PE sequestro serie A sertão nordestino sexo show Show das Poderosas simone e simaria Sinpro Slider(Do not Edit Here!) slides Sport sport recife superfaturamento surdos Surubim tecnologia Tempo de Alegria terror.filme Top 10 toritama trânsito tsunami tumulto turismo tv Uruguai Vaza violência vitima Wesley Safadão xinga Xuxa

Recent Post

recent