Últimas notícias

sábado, 24 de novembro de 2012

Pescadores de Limoeiro são capacitados no Chapéu de Palha da Pesca Artesanal


Através do Programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal, instituído pelo Governo de Pernambuco, 45 pescadores e pescadoras da colônia Z32, constituída na Comunidade de Ribeiro Grande, Zona Rural de Limoeiro, estão sendo capacitados com aulas práticas e teóricas sobre beneficiamento e conservação do pescado. As aulas que começaram desde o dia 04 de novembro seguem até o dia 04 de dezembro no grupo escolar da comunidade, todas as segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. “Essa capacitação pretende fazer com que o pescador veja possibilidades no produto que ele tem na represa e na colônia”, explicou a professora e engenheira de pesca, Érica Oliveira. 
 
Segundo a engenheira, entre os principais assuntos trabalhados com os pescadores limoeirenses estão manipulação de alimentos de forma segura mantendo a sanidade e preocupação com a segurança alimentar. “Nossas informações teóricas e práticas serão somadas ao conhecimento que eles detêm em virtude da experiência como pescador”, destacou Érica. Ela também ressaltou que o curso está sendo ministrado por conta da recente regularização da colônia. “A partir do momento em que eles (pescadores) foram incluídos como colônia Z32 puderam ser inseridos no programa Chapéu de Palha, que é a primeira iniciativa para a pesca artesanal no Estado”, reforçou a professora.
Em Limoeiro, a implantação do programa conta com o apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Para o secretário da pasta, Marcos Pinto, a parceria motiva o fortalecimento da classe de pescadores do município. “Sabemos que na região temos aproximadamente 200 pescadores, mas que não se cadastraram. Hoje, temos uma média de 50 inscritos no programa. Alguns outros estão vindo e começando a acreditar na organização. É preciso que todos integrem a colônia e possam receber os benefícios dos programas sociais”, alertou o secretário. 
 
O presidente da colônia Z32, Jailson Silva, também tem reforçado a ideia de unidade entre os profissionais da pesca. “O pescador tem a oportunidade de se capacitar e contar com a ajuda financeira do programa, principalmente neste período de estiagem. É preciso que todos acreditem no trabalho da colônia e se cadastrem. Nosso trabalho é visando a melhoria do trabalho para o coletivo”, comentou Jailson, ao adiantar que no início de março do próximo ano, com data a ser definida, um novo calendário de cadastramento será encaminhado ao município e, consequentemente, “novos pescadores poderão efetuar o cadastro”.
Para o pescador Severino Silva, o popular “Alemão”, a cultura da pesca está em crescimento e com as informações obtidas no curso poderá melhorar a qualidade do seu produto. “Temos a experiência da pesca, mas alguns detalhes são importantes, como por exemplo, conservar o peixe de forma adequada. Quanto mais o peixe estiver limpo, os clientes virão buscar o nosso peixe fresco e sadio”, comentou. Segundo Alemão, no início ele mesmo não acreditou no programa, o que mais tarde foi diferente. “Chamo a atenção daqueles que ainda não se cadastraram em nossa colônia. Precisamos unir forças e mostrar nossa organização”, afirmou. Atualmente, a maioria dos pescadores está atuando na Barragem do Carpina (Prainha) e na Barragem de Tapacurá.
Alfredo Neto | Departamento de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tags

2013 2014 350 mortes 3g ac acidente Adolescente adulto Agreste amor angelica Angélica Anitta APAC apagão Aquecimento global arcoverde Arena assaltada associação atração aviso Banda Kitara Beyoncé blog BR Bradesco Brasil BRIC cachê calçamento calypso capturado Carla Alves carpina cartão de crédito Caruaru Cavaleiros do forró celular chuva Claudia Leitte clima cofres Copa corpo corrupção crack Cristiano Araújo cultura Curado Curiosidades cursos desemprego desigualdade detido homem dia das crianças dia do sexo Dia do Trabalhador Dilma dinheiro doação DOUTORA Dvd Economia Eduardo Campos Eduardo Sterblitch educação Eleições elvis lacerda Elvis Pires ENEM Entulho escola Espanha Esporte estupro ex-chefe de cartel falência famosos fantasma Fenômeno feriado feridos Fernanda Lima Festa de de Limoeiro Festa de São Sebastião festa junina festa.limoeiro.agreste FIFA filme filme porno flagrante fofocas forró funkeira futebol G20 Galo da Madrugada garota propaganda Garota Safada Google grávida greve Gusttavo Lima Hebe hit hot singles Igarassu IML Inflação Ivete Ivete Sangalo Jaboatão Jaboatão dos Guararapes joelma jogo jogos Jorge & Mateus Jorge e Mateus jovens Justiça libras Limoeirense limoeiro logo Lorraine Warren Luan Santana maconha Mães manifestação Manifestantes Mariana Valadão Marina Silva Maurício Mattar Medica metereologistas Micaeiro Minha Casa Minha Vida Moradores morrem morta Muribeca musica Naldo namorando natal New York City Opera nordeste Norte notebooks notícias Obra ONS ONU Palavrões pânico Panico na floresta 5 passira Pernambuco Polícia policia.morte politica política prende preso presos Previsão professores Programação protesto PSB PT publico público quadrilha ranking Recife record Rede Globo Região Reginaldo Rossi Ricardo Teobaldo ricas Ricos Riquelme ROCAM Rock in Rio Rodrigo Hilbert sabrina sato SAMU São João São João 2016 São João de Carpina 2014 São João de Caruaru 2015 São João de Limoeiro 2014 São João de Limoeiro 2015 São João de Limoeiro 2016 São Sebastião SENAC-PE sequestro serie A sertão nordestino sexo show Show das Poderosas simone e simaria Sinpro Slider(Do not Edit Here!) slides Sport sport recife superfaturamento surdos Surubim tecnologia Tempo de Alegria terror.filme Top 10 toritama trânsito tsunami tumulto turismo tv Uruguai Vaza violência vitima Wesley Safadão xinga Xuxa

Recent Post

recent